Por: Thamiris Vicente
18.10.2012 • Significados

Tatuagens de Âncoras

Tatuagem de Âncora

Tatuagens de âncoras são bem bonitas, além de terem um forte significado. Os que tatuam âncoras podem ter um laço com o mar, por ser uma parte do navio, sendo o que dá estabilidade e segurança à embarcação no momento de ficar estacionada. Por isso, ela representa tranquilidade, firmeza e fidelidade, em qualquer ramo, seja profissional ou amoroso.

Além disso, ela também mostra confiança no mundo espiritual, dando a ideia de esperança. Em contra partida, ela também pode indicar a dificuldade em mudar e em tomar decisões, pois ela representa algo imutável.Antigamente, quando feita por algum marinheiro, a tatuagem mostrava que ele havia navegado pelo Oceano Atlântico e conseguido voltar para casa em segurança, assim simbolizando um abrigo seguro. Também servia como um rito de passagem entre o marinheiro novato e o experiente.

Ainda nessa linha de contos marítimos, podemos citar alguns deuses que remetem à âncora, veja abaixo.

Poseidon é um deus grego e Netuno é um deus romano, inspirado em Poseidon, ambos são remetidos diretamente com o mar, sendo a forças do mar, de acordo com a mitologia, é o responsável por tempestades e terremotos no mundo. A âncora se relaciona diretamente com ambos, por ser um elemento de segurança, já que os deuses são responsáveis pelas tempestades no mar.

Tritão, de acordo com a mitologia grega é uma divindade do mar, sendo meio homem e meio peixe, com o poder da sua concha pode alterar a calmaria do mar e torná-la uma grande tempestade, um pesadelo na vida dos marinheiros da época. Novamente a âncora pode ser relacionada com a segurança e estar em um local seguro, normalmente conhecida pelos marinheiros, como terra firme.

Ran, de acordo com a mitologia nórdica governa o mar, sendo um presságio de mau tempo e tempestades, uma deusa temida pelos marinheiros por ser maligna e arrastar para o fundo do mar os que não aceitam casar-se com ela ou suas filhas, por isto é também deusa do Submundo, dos Elfos Escuros e também conhecida como Senhora dos Mortos, na antiga mitologia escandinava, era conhecida como Norsa.

Varuna, conhecida na história hindu como deusa dos oceanos, é responsável pro cuidar daqueles que morrem no mar, é interessante associar a âncora nesta mitologia por ser um símbolo de que a pessoa está em segurança, longe dos mares e também longe de Varuna.

É importante lembrar que os significados de tatuagens são pessoais e os textos mencionados acima são frutos de pesquisas e também associações com a âncora. Se quiser, pode ver uma galeria de imagens sobre tatuagens de âncoras.
VN:F [1.9.22_1171]
Deixe seu voto!
Rating: 4.6/5 (100 votes cast)
Tatuagens de Âncoras, 4.6 out of 5 based on 100 ratings

Paulistana nerd que estuda e trabalha com comunicação e design. Desde sempre lutando por seus sonhos, é pretendente a tatuadora e uma eterna apaixonada por arte.

TattooTatuagem

Siga o Tattoo Tatuagem!

Gostou do post? Então assine a nossa Newsletter e receba todas as atualizações no seu e-mail!

6 Comentários

  1. Queria saber o significado de tatuar um timão-leme.

  2. Queria saber o significado de tatuar uma roda de leme.

  3. Janúzia Freitas

    mt bom

  4. Natália Beatriz Silva

    legal irei fazer uma em breve.

Deixe seu comentário

*