Por: Francine Oliveira
31.05.2013 • Significados

Tatuagem tribal

Tatuagem Tribal

Tribal, como o próprio nome revela, vem da palavra “tribo”, fazendo alusão ao estilo de tatuagem realizado por tribos diversas. O tribal moderno, aquele que vemos mais comumente na pele das pessoas, surgiu a partir dos desenhos que os tatuadores faziam tentando copiar – ou simplesmente usando como influência – as tatuagens que viam em membros de tribos que cultuavam as marcas na pele e chegavam a ter grande parte de seus corpos cobertos por tinta.

Os desenhos tribais modernos podem se basear nos estilos de diversas culturas, principalmente das ilhas do Pacífico e do sudeste da Ásia, como as polinésias (dentre elas, a tatuagem maori, a havaiana e a samoana), as indonésias (sendo mais famosas as tatuagens dayak, feitas em Borneo), a indiana e da América, como a asteca, maia, a dos nativos norte-americanos, entre outras. Aliás, por mais estranho que possa soar para alguns, o estilo celta também pode ser considerado tribal, afinal, os celtas se organizavam em tribos.

Já presenciei discussões entre tatuadores, obcecados por classificações, que têm pavor de ouvir essa afirmação, sem se dar conta de que se trata de uma mera questão linguística mesmo.

O uso da cor preta se deve também à forma como as civilizações tribais obtinham seu pigmento, usualmente misturando água com fuligem obtida pela queima de madeira, de folhas ou de ossos de animais, menos comum, utilizado apenas em rituais.

O estilo tribal se popularizou na década de 1990, devido a sua flexibilidade e dinamicidade: com algumas adaptações, é possível desenhar quase qualquer motivo no estilo tribal. As formas das imagens também podem ficar mais evidentes de acordo com a parte do corpo em que se tatua, e isso ocorre especialmente no caso do tribal. Outra questão é que as tatuagens tribais modernas não têm um significado fixo e, às vezes, podem mesmo não significar nada, sendo apenas um desenho de preenchimento, funcionando bem com desenhos de outros estilos, ou algo feito para ressaltar uma parte do corpo.

Dizem que houve uma explosão da procura por tatuagens tribal após o lançamento do filme From Dusk Till Dawn (“Um Drink no Inferno”), de Quentin Tarantino, em 1996. Nele, o personagem interpretado por George Clooney tem uma grande tatuagem que cobre quase todo o braço e sobe pelo pescoço.

Tribal - george_clooney

Tribal - Clooney

No filme Blade, de 1998, o protagonista, interpretado por Wesley Snipes, também carrega uma tatuagem na parte superior das costas que sobe pelo pescoço. Nas duas sequências do filme, os desenhos ganham ainda mais destaque quando Blade aparece sem camisa, de costas para a câmera ou mesmo na capa de Blade: Trinity, em que ele está de perfil.

tribal - tattoos-snipes-blade tribal-Blade_trinity

Graças à influência hollywoodiana, muitos optam por fazer tatuagens que se assemelhem às dos personagens cool que eventualmente aparecem e não é de se espantar que a maioria seja tribal: por demandarem uma só cor, levam menos tempo para serem reproduzidas em todos os dias de filmagem!

Atualmente, há uma procura grande pelas tribais modernas e também por aquelas que resgatem o estilo de uma cultura específica, reproduzindo seus significados tradicionais. Mas é importante ressaltar que, claro, nenhuma tribal pode ser chamada de “tradicional” se não foi feita dentro de uma tribo, por um tatuador que tenha aprendido a prática com seus antecessores.

Os maori, por exemplo, fazem questão de diferenciar a tatuagem feita por tatuadores de origem maori em descendentes da tribo (o estilo mais comum, até hoje, é o ta moko) daquela feita por um tatuador em um sujeito que não tem ligação alguma com o maori, por mais que o desenho escolhido seja exatamente igual ao feito pelos tatuadores maori e se obedeça toda a premissa de significados – portanto, se você não é um maori ou descendente ou, caso seja mas não tenha feito a tatuagem com alguém de origem maori, você só pode ter uma tatuagem do estilo kirituhi, traduzido literalmente como “pele tatuada”.

tribal-tattoo_209

Desenho com influências do estilo celta

tribal-tattoo-design

Tribais abstratas

Tatuagem Tribal

Tatuagem tribal feita no estilo havaiano

Tribal - estilo dayak

Tatuagem que reproduz o estilo dayak, praticado em Borneo

tribal-dwayne_johnson

A tatuagem do ator e ex-lutador Dwayne “The Rock” Johnson foi feita no Havaí e representa sua família. Seu estilo, na verdade, é samoano, e cada desenho tem um significado

Fontes: Tattoo me now | Squidoo | Vanishing Tattoo

VN:F [1.9.22_1171]
Deixe seu voto!
Rating: 4.8/5 (32 votes cast)
Tatuagem tribal, 4.8 out of 5 based on 32 ratings

Mestranda em Literatura numa cidadezinha chamada São João del Rei, geminiana desesperada que vai morrer sem ter lido tudo que desejaria, tradutora, desenhista, piercer, scar artist e esquisita.

TattooTatuagem

Siga o Tattoo Tatuagem!

Gostou do post? Então assine a nossa Newsletter e receba todas as atualizações no seu e-mail!

2 Comentários

  1. onde eu encontro o desenho da tatoo “The Rock” se puder me mandar eu agradeço, vlw.

Deixe seu comentário

*