Por: Pamylla
27.06.2013 • Significados

O olho que tudo vê

Tatuagem olho que tudo vê

Seja em best sellers cheios de suspense ou em artes gráficas que buscam a polêmica, o símbolo “o olho que tudo vê” está presente no cotidiano e no imaginário comum e continua gerando controvérsias em torno do seu significado.

Exemplo dessas controvérsias é que os primeiros resultados com as palavras “o olho que tudo vê” em sites de busca na internet levam a fóruns e blogs de teorias conspiratórias que associam o símbolo a uma grande conspiração em prol da dominação mundial arquitetada pela maçonaria, o lado negro das religiões ocultistas e os mais ricos do planeta.

Apesar dos muitos que levam a sério essas teorias e tentam alertar a todos do perigo iminente, os especialistas dizem que tudo não passa de lendas e da falta de conhecimento sobre o verdadeiro significado do símbolo.

Maçonaria

Durante muito tempo a maçonaria foi uma sociedade secreta que mantinha seus rituais guardados a sete chaves, escondidos até de alguns de seus membros, a quem só era permitida a revelação de certos segredos quando alcançassem graus específicos dentro da ordem. Todo esse mistério deu origem a muitas especulações e preconceitos, sobretudo sobre a simbologia e os rituais maçônicos.

O olho que tudo vê é realmente um símbolo usado pela maçonaria, mas que para seus seguidores possui um significado muito mais nobre que o domínio do planeta: como nessa ordem são aceitos membros das mais diversas religiões, o olho que tudo vê representaria o olho da providência, do grande arquiteto do universo, sempre vigilante, que une os maçons sob um ideal comum e os lembra do dever de sempre percorrer o caminho do bem.

Segundo pesquisadores, a arte renascentista já utilizava o símbolo do olho que tudo vê em suas obras, com o significado de olho da providência. Os maçons, então, além de terem se inspirado nos ideais renascentistas, também foram influenciados pela arte do período, apropriando-se do símbolo e de seu significado.

O olho que tudo vê

Egito

Porém, a origem do símbolo pode ser muito anterior na história da humanidade e remeteria ao culto dos deuses no Egito. Segundo a lenda, “o olho de Hórus” foi um artefato confeccionado para ficar no lugar do olho verdadeiro que o deus Hórus teria perdido em uma batalha com o deus Seth. A curiosidade é que na verdade são dois olhos, cada qual com um significado específico: o  direito representando o sol, a razão, os números, e o esquerdo representando a lua, a intuição, a magia. Juntos, esses símbolos formariam a totalidade e dualidade da vida, assim como o yin-yang, e eram tão sagrados para os egípcios quanto a cruz é hoje para os cristãos.

Os olhos eram usados como amuleto de proteção e cura, trazendo segurança, sabedoria e prosperidade a quem os portasse, e podiam ser encontrados em hieróglifos e em objetos pessoais dos faraós, como na múmia de Tutancâmon.

O olho que tudo vê

Tudo viu e ainda vê

Além da cultura egípcia, o olho que tudo vê tem referências em várias outras tradições, como na wicca, em que é amuleto protetor e ampliador da visão, no olho grego turco, também como elemento de proteção, e no bindi (o “terceiro olho”), da religião hindu, que, entre outros atributos, representa a força feminina.

É interessante notar que o olho que tudo vê percorreu a história da humanidade até hoje, e em cada tempo, de acordo com cada momento histórico, foram atribuídos a ele diferentes significados, o que dá  margem para que, além das interpretações históricas, religiosas ou conspiracionistas, esse símbolo possa ter um significado pessoal, fazendo sentidos diferentes para cada olhar.

Vale lembrar que o significado das tatuagens é pessoal e este artigo foi feito para explicar um pouco sobre a história e também os possíveis significados comuns nas culturas.

Tatuagem O olho que tudo vê

Fontes: Estimulanet | Regitattoo | 9Geek | Revista Universo Maçonico | Free Masons | Anciengyptonline

VN:F [1.9.22_1171]
Deixe seu voto!
Rating: 4.7/5 (114 votes cast)
O olho que tudo vê, 4.7 out of 5 based on 114 ratings
TattooTatuagem

Siga o Tattoo Tatuagem!

Gostou do post? Então assine a nossa Newsletter e receba todas as atualizações no seu e-mail!

19 Comentários

  1. Rogério Soares da Silva

    Fiz uma tattoo com o olho de horus bem no meio do peito. doeu pra caramba. hehehe

  2. EU FIZ ESSA TATU FAZ UNS QUATRO ANOS EU ADORO ESSA HISTORIA MAS FIZ PORQUE DANÇO A DANÇA DO VENTRE E FICA LINDO BJS

  3. Amélia de Deus

    Nossa! fico indignada, como esse povo está longe das coisas de Deus, é claro q esse negócio de olho td vê não é d Deus, pois o único olho q td vê é do Cridor, o nosso Deus. Isso é coisas dos iluminatis e é do mal, não façam tatoo dessa imagem e se possível de nenhuma pois é uma agressão ao seu corpo.

  4. esse olho na piramide é satanico .. eu tenho um e sou da maçonaria !

  5. andre luis

    tenho 34 anos e sou louco para me tatuar. o olho de horus e lindo e me passa uma sensacao de conhacimento. quero tatua-la nas costas o que voced acham ????.

  6. Esse olho não é nada de satanico, em síntese é o olho de DEUS que está 24h nos iluminando e guardando. Além disso, me parece que esse babaca aí do Paulo Iago, que comentou logo acima, não é e NUNCA será maçom nem de outra instituição séria, considerando esse comentario idiota. Irei tatuar o “olho que tudo vê” pois está ligado diretamente com a positividade e não com o capeta… Ah!!! Paulo Iago, quer tatuagens satanicas?? tatua logo o demonio bem na tua testa… kkk

  7. Tullio Brigitti

    O olho de Hórus, ou o olho que tudo vê é um símbolo maçonico, muito antigo,com tudo satânico, pois a maçonaria cultua a satã e não a Deus,portanto quem possui essa tatto tem que, no mínimo ser do grau elevado da maçonaria e não apenas um Pau no Cu pagando de ateu maçonico, e nem um ignorante achando que é o olho De Deus Nos iluminado.. Kk fala sério tontice tem limites Brothers!

  8. Concerteza tullio é exatamente isso, da vontade de rir dessas pessoas que não entendem poha nenhuma da historia da maçonaria, e acha que esse símbolo é brincadeira,otário quem acha que maçonaria,ou illuminats são legais, são da hora, se orientem JOVENS

  9. Tullio Hasmufett

    O olho de Hórus, ou olho que tudo vê é um simbolo maçonico, portanto satânico pois a maçonaria cultua a satã e não a Deus, ignorante qem diz que este símbolo está ligado a Deus, e pra tatua-LO SEM SER UM PAU NO CU tem que no mínimo fazer parte de um grau elevado da maçonaria e não um otário pagando de ateu maçonico, ou que acha que este símbolo está ligado ao bem.. Se LIGUEM BROTHERS

  10. Cleiton santos

    gostei bastante mais é interessante saber que tem muitas pessoas q fala porcaria como alguns comentários ai em cima tem gente q fala tanta besteira. o olho q tudo v! n tem nada a ver com olho do satanás e também nem com o d deus ela foi encontrada nas pedras da parede dos Egito. tem gente q já faz nesse sentido do mau mais tem gente q faz pela historia q é muito interessante. eu tenho 2 tatuada em cada pulsos e isso n mim diz q sou satânico claro q não. parem d fala besteira e d manda os outros crescerem o único idiota aqui são os que ouvem uma historia e pensa q essa já é a verdade procure saber mais para depois criticar.

  11. Sou colaborador do Blog Pensando Moda e seus posts sobre significados acabam me dando inspiração. São um ótimo trabalho.

    Um agradecimento de toda equipe do
    http://www.pensandomoda.com/

  12. Guilherme Borges

    Todo tipo de pensamento que eleva o ser deve ser respeitado. É fácil fazer comentários negativos e preconceituosos. Não perca seu tempo sendo ignorante. Eleve seu pensamento. Você não é obrigado a aceitar as coisas, mas também não tem o direito de menospreza-las.

    Que G.A.D.U esteja com todos!

  13. TATTOOS TEM SIM SEUS SIGNIFICADOS,MAS NÃO ACHO QUE OLHO DE HORUS SEJA SATÂNICO. TENHO DIVERSAS TATTOOS, MUI9TAS FEITAS POR TER UM SIGNIFICADO, UMA HOMENAGEM.. MAS MUITAS OUTRAS FAÇO APENAS POR BELEZA ..GOSTO E FAÇO.. ACHO QUE IMPORTA OQUE SIGNIFICA PRA NÓS MESMO..ATE MSM PORQUE NÃO CREIO EM NADA DISSO.

    • na verdade, não é satânico, mas associado ao “mal” pela igreja católica por ser um símbolo pagão. Tudo que não tinha a ver com o catolicismo a igreja condenou como satânico, porém cada símbolo tem um significado tão específico q não dá para generalizar. Sem contar o significado pessoal q cada um atribui na hr de fazer o desenho

Deixe seu comentário

*