licenseconf.org

404

Page Not Found

It seems that the page you were trying to reach does not exist anymore, or maybe it has just moved. You can start again from the home or go back to previous page.

Por: Ariane Ievenes
19.02.2013 • Significados

Tatuagens de Carpas

Tatuagens de Carpa

Carpa por Robert McNeil – Blue Rose Studio

Um dos desenhos mais procurados e estampados na pele de quem curte a arte das tatuagens orientais é, nos dias de hoje, a carpa. Além das diversas cores, a tatuagem do animal carrega uma forte simbologia vinda das antigas lendas japonesas.

As lendas tratam a carpa como um animal diretamente ligado à força e perseverança – já que, para colocar seus ovos e perpetuar a espécie, precisavam subirem até a fonte do Rio Amarelo (Huang Ho), enfrentando a queda d’água de Longman Falls, ou Portão do Dragão, e ali se transformaram em dragões como forma de recompensa.

Escolhida tanto por homens como por mulheres, é retratada em diversas cores e posições. A carpa voltada para cima, por exemplo, significa os desejos e a força para lutar e alcançar os objetivos. Voltada para baixo simboliza os objetivos e sonhos que já foram realizados. Flores tatuadas junto às carpas simbolizam o caminho a seguir até os objetivos.

Suas cores variadas e toda a crença voltada para sua espécie fazem com que a carpa seja um dos principais peixes escolhidos quando o assunto é a decoração de lagos artificiais em jardins de todo o mundo. Com origem na China, no decorrer do tempo fez com que sofressem mutações genéticas que transformaram sua cor comum – cinza, prateado e dourado – em diversas outras cores. As carpas que sofrem essa mutação têm o nome de Nishigikoi (Koi com pedigree) e se dividem em três principais grupos de cores: o grupo Asagui (azul e vermelha), o Higoi (vermelha) e o Bekko (preta e branca).

A origem das carpas Nishigikoi ocorreu no Japão, na cidade de Niigata, no ano de 781. A mutação entre as carpas ocorreu espontaneamente e também com a ajuda dos criadores da região para alcançarem a mistura de cores e tamanhos.

A partir dessas mutações foi possível criar diversas “raças” de Nishigikoi. Prova disso é que, em 1830, havia somente os três grupos híbridos citados acima, enquanto em 1911 o número chegou a seis variedades e, em 1983, para 13 variedades definidas oficialmente. A título de curiosidade, as carpas Nishigikoi podem medir mais de 75 centímetros – normalmente estas são mais raras e encontradas em exposições pelo mundo. Abaixo você pode ver as 22 espécies catalogadas oficialmente até o ano atual de 2013.

Tatuagem de Carpa

O significado das tatuagens de carpas varia, ainda, de acordo com as suas cores. Abaixo, algumas das mais utilizadas:

Carpa azul e vermelha (Asagui): Escolhida tanto por homens como por mulheres, simboliza a masculinidade e a fertilidade.

Carpa vermelha (Higoi): A cor vermelha é uma das mais utilizadas, juntamente com laranja. A cor vibrante significa coragem e também simboliza o amor.

Carpa preta: Apesar de algumas pessoas ainda entenderem a cor como negativa, a carpa preta simboliza a força e o triunfo durante alguma época de mudanças difíceis.

A transmutação da carpa em dragão também aparece nas tatuagens, sendo incorporados aos desenhos traços de dragão, como bigodes, chifres ou mesmo a cabeça completa do dragão substituindo a da carpa. Também expressa um desejo alcançado, a realização.

Tatuagens de CarpaNa Yakuza

A carpa e todo seu simbolismo de superação e força não estão apenas na pele de quem já passou por adversidades e situações difíceis. Grupos como a famosa máfia japonesa Yakuza utilizam a carpa como símbolo que diferencia um membro de um grupo para outro. Ou mesmo o status de quem a possui também de acordo com a posição, cores e elementos de dragão.

Vale lembrar que os significados de tatuagem publicados são apenas referências, pois cada pessoa tem um significado próprio para sua tatuagem.

Fontes: Tattoo.net | Historiofobia | Tatuando.com

VN:F [1.9.22_1171]
Deixe seu voto!
Rating: 4.7/5 (97 votes cast)
Tatuagens de Carpas, 4.7 out of 5 based on 97 ratings

Apaixonada por tatuagens, cerveja gelada e rock do bom. Aspirante a jornalista, escrevo por puro hobby.

TattooTatuagem

Siga o Tattoo Tatuagem!

Gostou do post? Então assine a nossa Newsletter e receba todas as atualizações no seu e-mail!

9 Comentários

  1. francis murayama

    adoro a sessão de significados, muito bom mesmo! Aliás o site todo é muito bom.. parabéns, sou um frequentador assiduo deste espaço!

  2. diego nunes

    eu tenho uma pra baixo é que euu quero conquista meu objetivo ou eu ja conquistein ? ela é laranja e branco e tenho uma flor de lotos rosa

  3. Gostei da matéria foi muito esclarecedor, para quem pensa em fazer algo com significado na pele, um abraço

  4. Parabéns à todos os responsáveis pelo site.
    Ótima qualidade.

  5. fernando ferreira

    Esta carpa vermelha, por sinal mto linda, é feita em qto tempo?
    e o valor?
    quero fazer uma!!

  6. Seria legal um significado de arvores.

  7. Tattoo underground, carpa doida, serão cinco seções, de 2h aí aff…

  8. Muito bom seu artigo, o mais completo que li até agora. A carpa realmente traz consigo um simbolismo muito bonito em relação a superação!
    Parabéns ai pelo site, abraços!

  9. Excelente matéria! Parabéns!

Trackbacks/Pingbacks

  1. TÉCNICA ORIENTAL DE TATUAGEM COM AS MÃOS – TEBORI | SNAKE DIE TATTOO - […] para que possam ser vistos à distância, com figuras mais ásperas, em motivos orientais como carpas, dragões, samurais, hannyas …

Deixe seu comentário

*