Por: Nathan Adelino
20.08.2012 • Significados

Tatuagens de Flor de Lótus

Tatuagem flor de Lótus

A Flor de Lótus, também chamada de lótus-egípcio, lótus-sagrado ou lótus-da-índia, é uma planta aquática, que possui as raízes no lodo. Seu caule se desenvolve em direção à superfície da água, distanciando-se da sujeira e permitindo à flor desabrochar acima da água.

Na literatura clássica de muitas culturas asiáticas, a flor de lótus traz consigo as conotações de elegância, beleza, perfeição, pureza e graça, sendo frequentemente associada aos atributos femininos ideais. Abaixo você pode saber a sua história e significado em diversas religiões.

No hinduísmo, está relacionada à criação do universo devido ao fato de Brahma, criador do mundo, ter nascido de uma lótus. Na Ásia, é considerada sagrada por voltar-se para o leste ao nascer, reverenciando o nascer do sol.

No Antigo Egito, representava o “renascimento” por ser símbolo da morte e ressurreição de Osíris. Segundo uma citação extraída do Livro dos Mortos, “Transforma a ti mesmo num lótus e terás a promessa de ressurreição”.

De acordo com o simbolismo budista, a flor de lótus representa a pureza do corpo e da alma. A água lamacenta em que a planta se acomoda é associada ao apego e aos desejos carnais, enquanto a virtuosa flor que desabrocha sobre a água em busca de luz exprime a promessa de pureza e elevação espiritual.

Reza a lenda que, quando o menino Buda deu os primeiros passos, flores de lótus desabrocharam em todos os lugares em que ele pisou. Também é associada a Buda porque este é frequentemente representado sentado sobre uma flor durante sua floração, ou está com ela nas mãos e, por isso, elas são flores sagradas para os povos do oriente. Durante a meditação, muitos budistas e monges costumam imaginar flores de lótus surgindo embaixo de seus pés enquanto andam. Desse jeito, estariam espalhando a compaixão e o amor de Buda.

Nas religiões asiáticas, a maior parte das divindades costuma surgir sentada sobre uma flor de lótus durante o ato de meditação.

O significado de “criação e sol” se deve ao fato de a flor submergir no rio durante a noite e emergir e florescer novamente durante o dia. Embora o hinduísmo e o budismo possuam associações singulares, ambos compartilham do mesmo respeito e admiração pela flor de lótus.

Também existem diferentes conotações para cada cor com que se pode tatuar a Flor de Lótus.

Lótus Azul: simboliza a vitória do espírito sobre os sentidos, significa sabedoria e conhecimento.
Lótus Branca: simboliza o estado de perfeição do espírito e da mente, total pureza e natureza perfeita.
Lótus Rosa: é o supremo dos lótus e está normalmente associada às divindades. É ligada ao Grande Buda.
Lótus Vermelha: símbolo da pureza do coração e da natureza original. É a flor do amor, da compaixão, da paixão e de todas as qualidades ligadas ao coração.

Um fato interessante: a espécie é uma incógnita para a ciência, que ainda não obteve explicação para o fato de as flores serem autolimpantes e repelirem microorganismos e poeira.

Contemple a beleza das lótus!

Fontes: tintanapele | significadosmaistatuagem | slodive

VN:F [1.9.22_1171]
Deixe seu voto!
Rating: 4.7/5 (55 votes cast)
Tatuagens de Flor de Lótus, 4.7 out of 5 based on 55 ratings

Tenho 20 anos, sou fundador do Tattoo Tatuagem e um grande admirador de tatuagem. Sempre estou pesquisando sobre este universo, pois sou apaixonado pelo o que faço e também porque sempre é incrível aprender e descobrir coisas novas.

TattooTatuagem

Siga o Tattoo Tatuagem!

Gostou do post? Então assine a nossa Newsletter e receba todas as atualizações no seu e-mail!

15 Comentários

  1. Adoro Catrinas fiz uma ontem estou apaixonado por ela rss. A top das minhas tatto…

  2. Sempre fico feliz ao ver que ainda somos donos de algo neste mundo. A NOSSA PELE! Nós que temos tattoos somos galerias de arte ambulantes, podemos estar hoje em um lugar e amanha em outro completamente diferente. Sofremos preconceito por termos coragem de sermos nós mesmo. Por esternarmos nosso “eu” interior. Pobre de quem vive uma realidade que não a de si próprio! Posso dizer sem medo, MINHA PELE É MINHA!

  3. Meu povo… to pirando no blog de vcs… esse lance de publicar o significado dos desenho acho TDB. bjssss

  4. e um trabalho de profisional para bes.

  5. Flor de Lótus é demais, belo post :D

  6. Ermerson becokaronte

    Adorei o site!!!
    Eu apoio totalmente a ideia de colocarem os significados das tatuagens que normalmente são feitas. Eu espero ver mais potsdo tipo da próxima vez que entrar.

  7. Lucas Lopes

    rapas eu achei moito show. ih vou fazer uma hoje no peito.

  8. Na minha opnião, claro, escolher uma tatuagem a partir do conhecimento do seu significado torna mais difícil a ocorrência de arrependimentos futuros.

  9. Jonathan Souza

    Achei show o significadoda flor de lótus, mas alguém sabe me dizer se ela tem alguma ligação com a Carpa(peixe)? já vi varias tatuagens com as duas juntas a Flor de Lotus e a Carpa.

  10. Heloisa Helena

    Bom dia meu marido tatoo a flor de lotus no peito, sendo que eu não encontro a flor negra porque não aparece se sei que existe.

  11. Quando se tem o significado dos desenhos, a tatuagem faz mais sentido. Deixa de ser apenas uma arte e ganha vida no corpo.

  12. Leila Rogério

    Gostaria de saber o significa da escrita oriental na tatuagem da lótus (parece um 3).
    Já fiz uma tatoo de sakurá, agora quero dar continuidade, tbm com algo q tenha simbologia oriental.
    Agradeço desde já

Deixe seu comentário

*