Por: Nathan Adelino
01.11.2012 • Cuidados

Tatuagem em pele negra

Definida por combinações de genes bem específicos, a cor da pele é uma característica genética que influencia diretamente o resultado de cada tatuagem. As peles negras, em especial, possuem uma série de aspectos que merece, e muito, ser levada em consideração na hora de escolher um desenho e um tatuador que façam, desde o projeto do rabisco, uma tatuagem de respeito.

Características da pele negra

As nuances mais escuras de pele – que variam de mulatas a extremamente negras – possuem uma maior capacidade de proteção natural e estão menos propensas aos efeitos nocivos dos raios UV. Apesar disso, peles negras exigem proteção diária com filtros solares a fim de prevenir a formação de manchas e, no caso dos tatuados, para preservar a qualidade da tatuagem.

Ao contrário das peles claras, as peles escuras são mais propensas a manchas por possuírem um alto nível de melanina em sua composição – o pigmento responsável pelos tons de pele, que confere características bem particulares à pele negra. Eis o motivo pelo qual, por exemplo, alguns ferimentos e cicatrizes ficam com marcas mais escuras ao redor em pessoas de pele negra. Além disso, as peles negras possuem um maior número de glândulas sudoríparas – responsáveis pela transpiração – e são, por isso, mais oleosas que as peles claras em geral e mais propensas a acnes e a pequenas lesões inflamatórias nos poros. Em compensação, são mais resistentes e mantêm mais facilmente a hidratação e a “aparência jovem”.

Melanina vs Tatuagem

A cor da pele sempre influencia, por mínimo que seja, no resultado final da tatuagem. Isso porque todas as peles, com exceção da pele de pessoas albinas, possuem ao menos uma pequena quantidade de melanina em sua composição.

Durante as agulhadas de uma sessão de tatuagem, a tinta é aplicada a cerca de um milímetro de profundidade e permanece em uma camada interior da pele chamada derme. Este é um dos motivos para a tatuagem não sair da pele. E é justamente a derme, ou melhor, a quantidade de melanina existente na derme, que determina o resultado da cor da tatuagem e o quanto ela irá escurecer. Ou seja, a melanina é a responsável pela variação de cor resultante da aplicação de uma mesma tinta em diferentes tons de pele. Junto a isso, é preciso lembrar que a epiderme – a camada acima da derme – e a pele visível também possuem melanina e estão localizadas “acima” da tinta. No caso de peles negras, portanto, ambas formam uma camada escura que “silencia” e escurece ainda mais o resultado visível das cores utilizadas na tatuagem.

A escolha do tatuador

Não existem tintas especiais para tatuar em peles negras. Os pigmentos são sempre os mesmos, indiferente do tom de pele da pessoa tatuada. De fato, a tatuagem se destaca mais e cicatriza com cores mais vivas quando feita em peles claras. Apesar disso, a utilização de certas técnicas diferenciadas pode amenizar a diferença.

É essencial procurar um tatuador com conhecimento e experiência nas técnicas adequadas para tatuar peles negras. Cada tom de pele possui variações que, quando não são levadas em consideração, podem prejudicar, e muito, o resultado final. A importância de um tatuador experiente vai desde o auxílio na escolha do desenho e das cores adequadas, até a preparação dos tons, o método de aplicação dos pigmentos e a profundidade de perfuração – fatores que podem causar variações no processo de cicatrização e até mesmo alterar e prejudicar definitivamente a constituição da pele.

Em peles negras especificamente, técnicas como deixar a agulha em um ponto da pele por um tempo prolongado ou fazer movimentos repetitivos na mesma área, por exemplo, são perigosas graças à alta concentração de melanina em sua composição, podendo prejudicar a pele e provocar cicatrizes, queloides e manchas.

Escolha de cores e desenhos

Em peles escuras, a escolha das cores e do desenho deve ser feita de forma cuidadosa e consciente. É muito comum as pessoas se equivocarem, achando que o uso da cor branca é o mais adequado. Lembre-se sempre que as cores aplicadas serão escurecidas ao entrar em contato com a melanina da derme e “silenciadas” pela camada da epiderme e da pele visível que se encontra entre a tinta e a tatuagem que se pode ver. Temos como a cor mais indicada para peles negras, portanto, o preto.

Apesar da importância de seguir as orientações de um tatuador experiente, baseadas em uma avaliação de seu tom de pele, vale saber que pessoas com um tom de pele escuro podem sim utilizar cores em suas tatuagens, mas devem optar por cores mais intensas e vivas, bem como por tonalidades fortes.

Outro cuidado importante é em relação ao desenho. No caso de peles negras, deve-se lembrar de uma regra: o contraste. Traços grossos se destacam. Traços finos possuem a tendência de “se misturar” ao pigmento natural da pele e se perder. Além disso, a nitidez e o contraste do desenho muitas vezes é diretamente proporcional ao tamanho da tatuagem. Tatuagens pequenas tendem a “fundir” com a pigmentação da própria pele, correndo o risco de acabar parecendo mais com uma mancha de tinta do que com um desenho.

Cores x Tons de pele

As peles de tons escuros podem ser separadas genericamente em três categorias, de acordo com o comportamento dos pigmentos em sua composição. Abaixo, separamos algumas dicas de acordo com cada tom de pele, mas lembramos que é extremamente importante a opinião e o auxílio de um tatuador experiente na hora de escolher as cores de sua tatuagem.

Pele Mulata Clara

A cor aparece bem mais que nos demais tons escuros de pele. Apesar disso, é bom evitar a cor roxa e o azul. Essas duas cores, quando expostas ao sol, tendem a escurecer para um cinza chumbo. Caso a utilização de roxo ou de azul seja fundamental para a tatuagem, dê preferência para os tons mais claros.

Pele Mulata

Opte por desenhos em preto e branco com o uso de sombreados. Em peles mulatas, é possível alcançar ótimos contrastes de sombra e brilho somente com a utilização do sombreado. Se as cores forem necessárias, escolha tons claros como amarelo e laranja.

Pele Negra

Opte por tatuagens feitas somente em preto. Outras cores ficarão confusas, apagadas e podem “embaçar” a longo prazo.

Tendo em mente essas noções básicas, é só procurar um bom tatuador e, seja qual for o seu tom de pele, tatuar sem medo de entrar para a categoria dos rabiscados.

Saiba de todos os cuidados com a tatuagem no verão.

Fontes : superiortattoo | minhavida | tattoonanet | ibahia | tatuando | mulherbeleza | artenocorpo | carranca-tattoo 

VN:F [1.9.22_1171]
Deixe seu voto!
Rating: 4.7/5 (53 votes cast)
Tatuagem em pele negra, 4.7 out of 5 based on 53 ratings

Tenho 20 anos, sou fundador do Tattoo Tatuagem e um grande admirador de tatuagem. Sempre estou pesquisando sobre este universo, pois sou apaixonado pelo o que faço e também porque sempre é incrível aprender e descobrir coisas novas.

TattooTatuagem

Siga o Tattoo Tatuagem!

Gostou do post? Então assine a nossa Newsletter e receba todas as atualizações no seu e-mail!

43 Comentários

  1. ALINE DE CASSIA

    AMEI AS DICAS ,AS VEZES QUANDO PENSAVA EM TATOO JA VINHA LOGO O MEDO DE FICAR FEIA ,PELO TOM DA MINHA PELE ,AGORA TATOO SE MEDO OBRIGADA BJOS…..

  2. AMEI ESSAS DICAS OBRIGADA BJOS…..

  3. Todas muito lindasss ** bjuu.

  4. matéria de ótima qualidade!

  5. Luiz Claudio

    muito massa!

  6. Já havia procurado muitos posts. mas este definitivamente tirou todas as minhas dúvidas. Parabéns pela qualidade the reportagem e do site.
    Abraços.

  7. Há tempo procurava uma matéria que orientava referente tatuagem em pele negra!
    Já tenho uma pequena e sempre me sentir em dúvida em fazer outra e com certeza o que eu li irá me ajudar.

  8. Lina Carvalho

    Achei super legal essas informações pois logo menos pretendo fecha minhas duas pernas de tattoo, é bom saber já os tipos de traços que devo escolher e os cuidados que devo tomar! Adorei.

  9. nossa dica muito maneira msm….eu pela minha cor opito mais por tatoo sombreadas, como a minha maori no braço direito, a qual em janeiro irei terminar de fechar…

  10. Muito bacana a materia, existe muito o preconceito de que pessoas de pele negra não devem se tatuar….

    Isso esclarece muita coisa !

  11. muito boa essa postagem! vale apena ler!

  12. Muito Show as Dicas Acabei de Fazer 2 Tatoos e Estou Amando …

  13. Layla Da Cunha Horta

    amei as dicas!

  14. Parabéns pela matéria, muita esclarecedora, sempre tive receio de fazer uma tatuagem por medo de não ficar legal, mas agora já me sinto mais seguro para fazer meu tribal, valeu abraços.

  15. quero uma , mas nao sei se devo fazer.

  16. Thais Estefany

    lindas

  17. me de um toque qual cor e que tippo de tatuagem ficaria legal em meu pé, preciso de resposta urgente…michele

  18. sou louca para fazer uma tatoo , mas, tenho medo do resultado porque não sei se as cores aparecem.

  19. Matéria muito precisa e explicativa, Parabéns, sempre tive dúvidas de como tatuar em pele negra e mesmo assim a tatto ficar nítida e bonita, dicas importantes encontrei aqui! valeeu!

  20. ADOREI ESSAS TATUAGENS.

  21. Thais Estefany

    eu amo tatu adoro e lindas.

  22. Valeu pela dica… quero fazer um tatuagem mais estou preocupada com o ton the minha pele,
    acho que essas dicas vão me ajudar bastante! bjo

  23. Excelente matéria, tirei muitas dúvidas! Obrigada.

  24. oi quero saber se posso fazer a tatto e pinta o mesmo tempo

  25. GOSTARIA DE SABER SI TEM TINTA PARA TATUANGES ESPESIFICAR PARA PESSOAS NEGRAS?

  26. Gostaria de saber se a tatuagem fica verde mais rapido em peles “negras” ? e eu to em duvida porque to com medo de nao “aparecer” (risos)

  27. SOU MUITO FA DE TATTO? MAIS SO TENHO UMA; E AINDA FICOU VERDE ? PALHASADA kkkk

  28. Sou uma apaixonada por tatuagens ,apesar de ainda não ter nenhuma
    mais agora estou determinada a ter uma ,nem que seja uma bem discreta,
    ainda tinha duvidas e aqui tudo me foi bem esclarecedor ,
    obrigado e parabéns pela matéria :-)

  29. Mais didático impossível!!
    Parabéns pelo texto! Extremamente esclarecedor!

Deixe seu comentário

*